Projeto Residências

Projeto Fortalecimento das Residências em Saúde

Resumo

O Projeto Fortalecimento das Residências em Saúde abrange diversas ações, coordenadas pelo Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e do Departamento de Gestão da Educação em Saúde (DEGES), em parceria com instituições de pesquisa e ensino superior. Tem por objetivo desenvolver políticas públicas de valorização e fixação de profissionais de saúde em regiões vulneráveis do território nacional e incentivar a formação de profissionais de saúde em especialidades, áreas de atuação e áreas de concentração prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Este projeto é objeto de acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Objetivo geral

São de responsabilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde:

• Realizar o mapeamento e redimensionamento das bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde;
• Apoiar a reativação, reestruturação e criação de novos programas de residência em saúde.