3ª Turma da Especialização em Saúde Digital

Têm início as aulas da 3ª Turma da Especialização em Saúde Digital

O curso é ofertado pelo Ministério da Saúde com chancela da UFG.

Iniciaram no dia 08/11/2022 as aulas da 3ª Turma da Especialização em Saúde Digital, ofertada por meio da parceria entre a Comissão de Governança da Informação em Saúde (CGIS/UFG), o Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/FACE/UFG) e o Ministério da Saúde (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde-DATASUS e Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde-SGTES). 
 
O objetivo da especialização é promover o aprimoramento e/ou a qualificação no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em saúde, com vistas à melhoria dos processos de trabalho, de gestão e da qualidade da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. Diante disso, não é cobrada matrícula ou mensalidades dos participantes. A seleção dos discentes foi realizada por meio de edital público, divulgado no dia 25 de março de 2022. Ao todo, foram recebidas 2.994 inscrições, das quais, 88% foram homologadas. Na primeira fase da seleção, 1.799 candidatos(as) participaram da prova objetiva online, tendo sido aprovados 751 candidatos. A segunda fase consistiu na análise do currículo profissional dos candidatos. Após essa avaliação pela banca examinadora, 200 candidatos(as) foram classificados(as) para a terceira turma, de acordo com o tipo de vaga e a região do país.
 
Há pelo menos um discente de cada Unidade da Federação matriculado na Terceira Turma da Especialização, exceto dos estados do Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São 44 discentes da Região Sudeste, 42 da Região Norte, 40 candidatos da Região Nordeste, 39 do Centro-Oeste e 35 da Região Sul. Ainda, outros 21 aprovados por reserva de vagas participam da especialização, sendo duas pessoas com deficiência e 19 pretos, pardos ou indígenas, reforçando o compromisso com as Políticas Afirmativas da Universidade Federal de Goiás.
 
Os 200 novos alunos da terceira turma participarão de capacitações em diferentes áreas temáticas da Saúde Digital, como registro de saúde, gestão e economia e inovações e tendências. A carga horária total será de 450 horas e as aulas finalizarão em dezembro de 2023, podendo ser adiadas por três meses. 
 
 
Publicada em 18/11/2022 às 08:48