Capa notícia 130623

Cigets e Ministério de Saúde darão continuidade a projeto de apoio a Residências em Saúde

O foco da nova edição são as Regiões Norte e Nordeste.

O Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde, vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (Cigets/Face/UFG), e o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), vinculado à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, darão continuidade a projeto de apoio a Programas de Residência em Saúde.

As atividades fazem parte do Eixo Apoio Institucional, no âmbito do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde (PNFRS), de responsabilidade do Ministério da Saúde. O Cigets é responsável por apoiar tecnicamente a execução do PNFRS, capacitando e acompanhando as ações de Apoiadores Técnicos Loco-Regionais (ATLRs), atores responsáveis por apoiar as instituições que aderiram ao Edital SGTES/MS Nº 5, de 27 de abril de 2023, que trata de chamada pública destinada a órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, proponentes de programas de residência em saúde nas Regiões Norte e Nordeste.

Ao longo de seis meses, os ATLRs participarão de encontros formativos, plantões de dúvidas, microcursos autoinstrucionais e estudos dirigidos, a fim de apoiar as instituições proponentes de programas de residência em saúde, seja da área médica ou da área profissional da saúde (modalidades uni e multiprofissional), na elaboração de propostas de criação, reativação e reestruturação de programas de residência. 

Essa é a segunda edição de capacitação e acompanhamento de ATLRs realizada pelo Cigets e Ministério da Saúde. A primeira teve início em novembro de 2021, encerrando em maio de 2022, e contou com a participação de 14 ATLRs e 39 instituições de cinco estados da Região Norte. Com a expansão, serão 64 ATLRs participantes da edição de 2023, responsáveis por apoiar as 96 instituições que aderiram ao edital Edital SGTES/MS Nº 5/2023, representantes dos sete estados da Região Norte e dos nove estados da Região Nordeste.

Confira a seguir o depoimento da Profa. Dra. Alessandra Vitorino Naghettini, vinculada ao Cigets, que atua como tutora na capacitação e acompanhamento dos ATLRs:

"Trabalhar junto com os Apoiadores Técnicos Loco-Regionais no projeto de Fortalecimento das Residências em Saúde foi para mim bastante prazeroso. Foi um momento em que eu pude conhecer pessoas de diferentes regiões, com diferentes realidades, que, na verdade, estavam lá por um objetivo comum, que era a criação, reestruturação, reativação de Programas de Residência em Saúde. As pessoas [ATLRs e representantes das instituições], apesar de todas as dificuldades que elas tinham, se prontificaram a trabalhar em prol desse objetivo e para nós, que estávamos como tutores, de acordo com a metodologia que nos propusemos a trabalhar, que era uma metodologia ativa, víamos o dia a dia desses apoiadores e participávamos desse processo. Eu acredito que seja uma forma de capacitação de pessoas muito interessante, para que seja mantida e cultivada."

 

O novo período de capacitação e acompanhamento de ATLRs terá início no dia 21 de junho deste ano, com encerramento previsto para dezembro.


Publicada em 13/06/2023 às 20:36.