Capa notícia reunião de abertura sistema de acompanhamento ATLRs

UFG e Ministério da Saúde realizam evento de abertura das ações dos Apoiadores Técnicos Loco-Regionais (ATLRs) – Regiões Norte e Nordeste

O evento faz parte das atividades do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

Foi realizada no dia 21/06 a reunião virtual que marcou o início das atividades do Eixo Apoio Institucional, no âmbito do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde (PNFRS), nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, e do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets), vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás.

O Cigets/UFG é responsável por apoiar tecnicamente a execução do PNFRS, capacitando e acompanhando as ações de Apoiadores Técnicos Loco-Regionais (ATLRs). A atuação dos apoiadores contempla ações de apoio técnico, pedagógico e administrativo para a criação, reativação e reestruturação de programas de residência em saúde. Essa é a segunda edição do acompanhamento. A primeira edição foi direcionada à Região Norte do país e teve início em novembro de 2021, com encerramento das atividades em maio do ano seguinte. Desta vez, o período de atuação dos ATLRs ocorrerá entre os meses de junho e dezembro de 2023.

O sistema de acompanhamento e capacitação dos ATLRs contempla microcursos, encontros formativos, plantões de dúvidas e materiais de apoio, como manuais de orientação para abertura e de gestão de programas de residência em saúde.

Capa do manual de Abertura de Programa de Residência Médica, na cor verde, com o número 1 em tamanho maior, à esquerda. Na direita, canto superior, consta o nome do Ministério da Saúde e Universidade Federal de Goiás, abaixo o contorno do mapa do Brasil com a logo do SigResidências ao centro e abaixo do mapa os dizeres: Manuais para o Fortalecimento das Residências em Saúde, Abertura de Programa de Residência Médica, Suporte aos Apoiadores Técnicos Loco-Regionais. Venda Proibida. Brasília-DF. 2022. Capa do manual de Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, na cor laranja, com o número 2 em tamanho maior, à esquerda. Na direita, canto superior, consta o nome do Ministério da Saúde e Universidade Federal de Goiás, abaixo o contorno do mapa do Brasil com a logo do SigResidências ao centro e abaixo do mapa os dizeres: Manuais para o Fortalecimento das Residências em Saúde, Abertura de Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, Modalidades Uni e Multiprofissional, Suporte aos Apoiadores Técnicos Loco-Regionais. Venda Proibida. Brasília-DF. 2022. Capa do manual de Gestão Administrativa de Programas de Residência Médica, na cor roxo, com o número 3 em tamanho maior, à esquerda. Na direita, canto superior, consta o nome do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Goiás, abaixo o contorno do mapa do Brasil com a logo do SigResidências ao centro e abaixo do mapa os dizeres: Manuais para o Fortalecimento das Residências em Saúde, Gestão Administrativa de Programa de Residência Médica. Venda Proibida. Brasília-DF. 2022. Capa do manual de Gestão Administrativa de Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, na cor marrom, com o número 4 em tamanho maior, à esquerda. Na direita, canto superior, consta o nome do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Goiás, abaixo o contorno do mapa do Brasil com a logo do SigResidências ao centro e abaixo do mapa os dizeres: Manuais para o Fortalecimento das Residências em Saúde, Gestão Administrativa de Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Modalidades uni e multiprofissional. Venda Proibida. Brasília-DF. 2022. Capa do manual de Reativação e Reestruturação de Programas de Residência em Saúde, na cor azul, com o número 5 em tamanho maior, à esquerda. Na direita, canto superior, consta o nome do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Goiás, abaixo o contorno do mapa do Brasil com a logo do SigResidências ao centro e abaixo do mapa os dizeres: Manuais para o Fortalecimento das Residências em Saúde, Reativação e Reestruturação de Programas de Residência em Saúde. Venda Proibida. Brasília-DF. 2022.
Imagem: manuais de orientação para abertura e de gestão de programas de residência em saúde (Cigets/FACE/UFG e SGTES/MS).

Além dos ATLRs e dos representantes das instituições que fizeram adesão ao PNFRS, participaram do evento as seguintes autoridades:

•  Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Dra. Isabela Cardoso de Matos Pinto;
  • Consultora Técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) - Dra. Maria Cristina Sette de Lima;
  • Coordenadora-Geral das Residências em Saúde, do Ministério da Educação (CGRS-MEC) - Dra. Patrícia Franco Marques;
  • Coordenadora-Geral de Residências em Saúde, do Ministério da Saúde (CGRS-MS) - Dra. Priscilla Azevedo Souza;
  • Coordenador do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets) - Prof. Dr. Cândido Vieira Borges Junior.

Participaram também os tutores e equipes técnicas da UFG e do Ministério da Saúde, responsáveis por realizar o acompanhamento e capacitação dos ATLRs.

Durante o evento, foram apresentados os eixos e princípios do PNFRS e a metodologia de capacitação e acompanhamento dos ATLRs.

Para saber mais sobre o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde acesse: https://registra-rh.saude.gov.br/index.php/residencia-em-saude/plano-nacional-de-fortalecimento-das-residencias

Para conhecer o Cigets/UFG e os projetos desenvolvidos acesse: https://cigets.face.ufg.br/

Publicada em 03/07/2023 às 18:04