Capa notícia publicação artigo residências

Pesquisadores do Cigets publicam artigo na BMC Health Services Research

A pesquisa aborda a tendência e aglomerados espaciais da educação médica no Brasil.

Pesquisadores do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/FACE/UFG) publicaram o artigo "Trend and spatial clustering of medical education in Brazil: an ecological study of time series from 2010 to 2021" (em português: Tendência e aglomerados espaciais da educação médica no Brasil: um estudo ecológico de séries temporais de 2010 a 2021) na BMC Health Services Research.

A pesquisa, que deriva do projeto Fortalecimento das Residências em Saúde, conduzido pelo Cigets e Ministério da Saúde, objetivou analisar a tendência temporal e identificar aglomerados espaciais de indicadores de educação médica no Brasil desagregados por ensino público e privado, estados e regiões. Para tanto, foram utilizados os dados do Censo de Educação Superior do Ministério da Educação, no período de 2010 a 2021. Os resultados revelaram um aumento de 102,2% de escolas médicas no período, além de um aumento significativo na densidade de vagas, alunos ativos e egressos, sobretudo nas instituições de ensino privadas.

Acerca dos aglomerados espaciais, os pesquisadores identificaram a presença predominante nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Com isso, indicam a necessidade de um planejamento mais equitativo do ensino da medicina entre as diferentes regiões do país.

Para ler a íntegra da pesquisa, acesse: https://doi.org/10.1186/s12913-023-09795-9

Autores: Rafael Alves Guimarães, Ana Luísa Guedes de França e Silva, Marizélia Ribeiro de Souza, ,Adriana Moura Guimarães, Marcos Eduardo de Souza Lauro, Alessandra Vitorino Naghettini, Heliny Carneiro Cunha Neves, Fernanda Paula Arantes Manso, Cândido Vieira Borges Júnior, Alessandra Rodrigues Moreira de Castro, Victor Gonçalves Bento e Pablo Leonardo Mendes da Cruz Lima.

Sobre o projeto Fortalecimento das Residências em Saúde

O Projeto Fortalecimento das Residências em Saúde abrange diversas ações, coordenadas pelo Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e do Departamento de Gestão da Educação em Saúde (DEGES), em parceria com instituições de pesquisa e ensino superior. Tem por objetivo desenvolver políticas públicas de valorização e fixação de profissionais de saúde em regiões vulneráveis do território nacional e incentivar a formação de profissionais de saúde em especialidades, áreas de atuação e áreas de concentração prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto é objeto de acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Publicada em 24/08/2023 às 12:21