Capa da notícia 06/11

Cigets disponibiliza plataforma de dados abertos em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde

A plataforma reúne dados públicos oriundos de bases de diversas organizações como Ministério da Saúde, MEC e IBGE.

O Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde da Universidade Federal de Goiás (Cigets/UFG) desenvolveu plataforma de dados abertos em gestão do trabalho e educação na saúde. A plataforma reúne dados públicos oriundos de bases de diversas organizações - como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dentre outras - em formato padronizado e atualizados periodicamente.

Por meio da plataforma, é possível exportar dados já tratados, consolidados a partir de consultas e análises executadas nos projetos do Cigets/UFG. Futuramente, a plataforma ainda contará com recursos para exportação de microdados em formato bruto.
Por disponibilizar uma grande quantidade e variedade de dados tratados, a plataforma pode auxiliar pesquisadores e estudantes da área da gestão da saúde e gestores públicos na formulação de políticas públicas e na gestão do sistema público de saúde.

O desenvolvimento da plataforma foi coordenado pelos pesquisadores Wemerson Marques, Wanderson Marques e Daniel Pagotto, do Cigets/UFG. A plataforma, que se encontra em estágio beta, pode ser acessada no seguinte link: https://dados.face.ufg.br/

Melhorias serão realizadas nos próximos meses, assim como formações para difundir o uso das tecnologias.
Dúvidas ou sugestões para a plataforma podem ser encaminhadas para o email: cigets.face@ufg.br

Publicada em 06/11/2023 às 08:00.