Capa notícia 120324

Maior inclusão social foi evidenciada na educação a distância?

Estudo publicado por pesquisadores do Cigets revela que sim, mas que ainda existem desafios.

Há anos, a democratização do acesso aos cursos de ensino superior é pauta de políticas públicas no Brasil. Segundo pesquisa realizada por membros do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/FACE/UFG) e publicada recentemente pela Revista Educação Online, políticas públicas importantes como o Plano de Restruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e as políticas de ações afirmativas têm apresentado resultados promissores na promoção dessa democratização.

Foto notícia 120324. Na imagem, homem negro está sentado à mesa, com fones de ouvido e à frente de um computador, levando a entender que ele está estudando.
Foto: reprodução Canva Pro.
A abertura de cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) é outra estratégia que visou ampliar o acesso da população ao ensino superiorO aumento no número de vagas e a presença de um novo modo de acesso levou ao aumentda inclusão de classes sociais. Como exemplo, cita-se o aumento no percentual de pardos, discentes do sexo masculino e de indivíduos mais jovens nos cursos da área da saúde.

No entanto, os resultados da pesquisa revelam que ainda existem desafios. "Ainda há grupos sociais pouco representativos como as cores/raças preta, amarela e indígena. Além disso, o percentual de indivíduos do sexo masculino ainda é significativamente inferior ao do sexo feminino. Nesse sentido, políticas afirmativas continuam sendo necessárias para incentivo a maior inclusão social em cursos da área de saúde na modalidade EAD".

A pesquisa é fruto de acordo de cooperação firmado entre a Universidade Federal de Goiás e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). Leia a íntegra em: https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1484

Pesquisadores do Cigets/FACE/UFG envolvidos no estudo e na publicação:

• Cândido Vieira Borges Junior - Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marizélia Ribeiro de Souza - Instituto Federal Goiano (IF Goiano)
  • Rhamon Talles de Oliveira Peixoto - Fundação GetúlioVargas(FGV)
  • Leonardo Santos de Paiva - Universidade Federal de Goiás (UFG),
  • Patrícia Cabral de Almeida
  • Denise Santos de Oliveira - Universidade Federal de Goiás (UFG)

Referência: Vieira Borges Júnior, C., Ribeiro de Souza, M., Talles de Oliveira Peixoto, R., Santos de Paiva, L., Cabral de Almeida, P., & Santos de Oliveira, D. (2024). Maior inclusão social foi evidenciada na educação a distância? Análise da democratização de acesso ao ensino superior em saúde. Educação Online19(45), e24194504. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1484

Publicada em 12/03/2024 às 14:56.

Categorias: Publicação