Capa resenha 4

Necessidade e demanda são duas importantes dimensões para a Gestão da Força de Trabalho em Saúde

Conheça alguns indicadores que permitem fazer análises relacionadas ao mercado de trabalho em saúde.

Já refletiu sobre a importância de mensurar a demanda e necessidade no mercado em saúde?

A partir da demanda é possível conceber quais tipos de dados e informações serão necessários como, por exemplo, o tipo e a quantidade de empregos abertos para os trabalhadores de saúde, onde os empregos são oferecidos, os termos de emprego e condições de trabalho.
Já a necessidade pode ser compreendida como o número e o tipo de profissionais da saúde necessários para atender a demanda por serviços de saúde da população. Tais demandas por serviços são aferidas em função das características da população, como demografia, epidemiologia, dentre outros.

Com base na conceituação desses dois elementos - demanda e necessidade - é possível visualizar o conjunto de indicadores que permitem a sua análise, como, por exemplo, se as competências dos profissionais de saúde satisfazem a demanda dos empregadores ou verificar se há escassez de profissionais de saúde.

Na resenha que redigimos a partir do capítulo 10: “Data requirements for the analysis of the demand and need for health workers” (título em inglês), “Requisitos de dados para a análise da demanda e necessidade” (tradução nossa), escrito por Gilles Dussault e Amani Siyam, são abordados esses indicadores divididos em módulos e suas decorrentes análises possíveis. Veja a íntegra, clicando aqui.

 

Texto: Daiane Martins
Revisão: Fernanda Arantes
Arte: Jacqueline Oliveira
Notícia publicada em 11/06/2024 às 11:23