Conheça os principais aspectos relacionadas à gestão de Programas de Residência em Saúde
O mapeamento deriva de revisão de escopo.
Pesquisadores do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (Cigets/FACE/UFG) mapearam os aspectos relacionados à gestão de programas de residência em saúde por meio de revisão de escopo.
Realizado em 9 etapas, o estudo analisou documentos científicos que permitiram aos autores compreender como as funções de gestão - planejamento, organização, gestão de pessoas, gestão de comunicação e orçamento - são abordadas no contexto das residências em saúde. Além disso, conceitos de direção e coordenação também foram analisados.
Como fontes de informação foram utilizados as bases LILACS, MEDLINE, via PubMed, SCOPUS, EMBASE, CINAHL with Full Text e Fonte Acadêmica/EBSCO, Web of Science, entre outras. A partir das análises, alguns destaques surgiram como a gestão de pessoas, aspectos de organização, planejamento financeiro e estrutural, necessidade de readequação da comunicação, gerenciamento de informações e os desafios associados à organização das atividades. Ficou evidente também a importância da implementação de uma política de valorização profissional para os atores de residências, com destaque para o preceptor e a necessidade de melhoria da estrutura dos programas.
Os resultados da revisão de escopo encontram-se publicados na revista Ciência & Saúde Coletiva e podem ser acessados em https://chat.google.com/room/AAAA9HWSze0?cls=7
Texto: Daiane Martins
Arte da capa: Jacqueline Oliveira
Revisão: Fernanda Arantes
Notícia publicada em 31/10/2024 às 15:17