Projeto Modelo Referencial no Sistema Nacional de Certificação de Competências em Saúde 

Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação de Modelo Referencial no Sistema Nacional de Certificação de Competências em Saúde 


Resumo

Dentre as competências do DEGTS/SGTES/MS, o Departamento deve propor e acompanhar sistemas de certificação de competências profissionais, visando à regulação dos processos de trabalho em saúde. Reconhece-se que o desenvolvimento de competências é importante aliado na estruturação de equipes profissionais de alto desempenho, bem como na consolidação de modelos de atuação diante de situações complexas inerentes ao trabalho em saúde. Equipes de sucesso reconhecem as contribuições profissionais e pessoais de todos os membros; promovem o desenvolvimento individual e a interdependência da equipe; reconhecem os benefícios de trabalhar em conjunto; e assumem o comprometimento como um valor coletivo. Nesse sentido, a formação de equipes em saúde é apoiada por processos de desenvolvimento, avaliação e certificação de competências que fortaleçam a interdependência de saberes e papéis necessária para atender o paciente, justificando a necessidade de colaboração mais intensiva entre os profissionais de saúde.

Este projeto é objeto de acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. 


Objetivo Geral

Realização de pesquisa, desenvolvimento e implementação de modelo referencial do sistema nacional de certificação de competências em saúde no Brasil.

Pesquisadores

  • Antônio Isidro da Silva Filho 
  • Cândido Vieira Borges Junior 
  • Joysse Vasconcelos França
  • Kleuton Izídio Brandão e Silva 
  • Lana Montezano da Silva 
  • Udinelli Alves da Silva Santos