Projeto Dimensionamento
Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação de Modelo Referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho em Regiões de Saúde no Brasil
Resumo
No âmbito da Administração Pública, o dimensionamento contribui para a definição de estratégias de recrutamento, capacitação, remanejamento e alocação/realocação de servidores públicos. O setor de saúde pública no Brasil revela tendências de aumento de gastos com o SUS. O que demandará estudos mais profundos sobre a força de trabalho em saúde que seja capaz de responder às demandas crescentes da sociedade brasileira.
Assim, pretende-se desenvolver um arcabouço teórico-metodológico para o dimensionamento da força de trabalho em regiões de saúde no Brasil, uma vez que este pode ser um instrumento de fundamental importância para qualificar o planejamento de pessoal nas redes de serviços de saúde; para subsidiar negociações de recomposição da força de trabalho, bem como para responder às diversas recomendações recebidas dos órgãos de controle, melhorar a otimização de recursos humanos em saúde e a qualidade e a efetividade da oferta de serviços públicos de saúde no país.
Este projeto é objeto de acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.
Objetivo geral
Pesquisar, desenvolver e implementar modelo referencial de dimensionamento da força de trabalho em Regiões de Saúde no Brasil.
Núcleo central de pesquisa
Coordenação: Cândido Vieira Borges Junior
- Antonio Isidro da Silva Filho
- Arlindo Rodrigues Galvão Filho
- Carlos Henrique Lemos
- Daiane Martins Teixeira
- Daniel do Prado Pagotto
- Érika Carvalho de Aquino
- Israel Douglas Costa Calaça Pietrobon
- Renata Dutra Braga
- Silvana de Lima Vieira dos Santos
- Wanderson Silva Marques